English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

17 de março de 2009

CTUR – Fazendinha Agroecológica



Foto ilustrativa de Folder: Alunos do Ctur na Fazendinha
Localizada no município de Seropédica (Estrada Rio São Paulo, Km 47) no Estado do Rio de Janeiro, a Fazendinha Agroecológica, inicialmente projetada em 1993 com 59 hectares, destinada ao exercício da agroecologia. O projeto criado envolvia parceira entre a EMBRAPA Agrobiologia, EMBRAPA Solos, UFRRJ e PESAGRO-RIO, a estratégia era procurar dar sustentabilidade e estabilização à atividade produtiva no meio rural, buscando a exploração racional das potencialidades locais.
Fundamentalmente, a idéia era buscar nesse projeto um espaço motivador de pesquisas e do exercício da agroecologia, as ações teriam, além da produção, um espaço amplo, que acumularia experiência de manejo do sistema orgânico com ações de pesquisas, ensinos e capacitação profissional, que estimularia estudantes de diversos níveis. Atualmente a Fazendinha Agroecologica ocupa 70 hectares, dividida em: área de preservação permanente, composta de horto florestal, área de manejo agroflorestal visando à produção de frutas; pastagem subdivida em piquetes; lavouras subdivididas em glebas de produções.
Todos esses informes são fáceis de serem adquiridos, bastam acessar a internet e buscar no Site: http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/artigos/fazendinha.html, mais não se ver nenhum informe de atividades sobre o que realmente vem se fazendo por lá.
A UFRuralRJ tem um Colégio Técnico (CTUR), que dizem fazer parte dessa parceria, mais o que não se viu nesses últimos quatros anos, foram atividades que envolvessem alunos do CTUR em pesquisas ou projetos que pudessem melhor capacitar seus alunos no decorrer do Curso em Agropecuária Orgânica, além de aulas simples de conhecimento e andando a pé por mais de 3 km (indo e vindo) em direção a Fazendinha e sendo chamados de “calças arriadas”. No período 2005/2008 foi assim, logicamente, e sendo justo, muito se aprendeu nesse período, graças aos grandes esforços dos professores que ainda estão por lá, através do espaço físico que tem o CTUR, com seu campo agrostológico (com mais de 100 espécies de forrageiras), horta, casa de vegetação e um imenso pasto (pouco explorado), alguns animais e um posto de venda que alunos não participavam (e agora fechado, não se sabe por quê!), emboramente produzindo alguns produtos olerícolas.
Alegra-nos ver outra instituição envolvida em projetos de capacitação como divulgou no nosso blog em 23 de fevereiro de 2008:
Temos certeza que a nova Diretoria eleita do CTUR, não deixará além de melhor capacitar seus alunos em seu próprio espaço, e que a Fazendinha Agroecologica, não seja apenas um espaço para passeios cansativos, desinteressante e perda de tempo, como aconteceu com essa ultima gestão, que infelizmente estávamos lá, como alunos.




13 comentários:

  1. Oii Galeriinha do Ctur ..
    Estou estudando bastante para ano que vem estar ai fazendo agropecuária com vocês!!

    Vou fazer o possível ..

    Até lá.

    Beijos,Joice

    ResponderExcluir
  2. Olá Joíce,

    Que bom que visitou nosso blog.
    Isso mesmo, estude bastante, vou torcer por você.
    No CTUR só entra os bons, e todos estão esperando por você e bem vindo a senzala.
    Um abraço e até breve.

    João Felix

    ResponderExcluir
  3. Olá,estou cursando o terceiro ano do ensino médio normal e estou interessada em fazer um curso técnico do CTUR, mas estou em dúvida se poderei fazer apenas o curso lá assim que terminar o ensino médio, se puder tirar minha dúvida desde já agradeço muito!
    Abraço..Joyce

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce,
    Que bom que visitou nosso blog.
    Sim, vc, pode fazer somente o curso técnico.
    O sistema se chama "Concomitancia externa". O ingresso é por concurso de seleção. Mais vc pode fazer simultaneo com o ensino médio em outra instituição, desde que o horário seja compativel.
    O ano letivo já está começando e os selecionados, prontos pra "senzala". Estude bastante, fim do ano tem mais.
    Beijos e boa sorte.
    João Felix

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou na mesma situação da joyce, termino o 3°ano medio esse ano e gostaria muito de fazer esse curso, gostaria de saber se há espaço para o tecnico em agroecologia no mercado de trabalho, quais os lugares? existe encaminhamento para alguma empresa, algo assim ? Desde já obrigada !

    ResponderExcluir
  6. Olá Thamires, obrigado por visitar nosso blog.
    O profissional de Agroecologia, tanto como o de Agropecuária, estão aptos e capacitados para atuar em: propriedades rurais, cooperativas, associações, órgãos governamentais e não governamentais. Pode atuar no manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção, bem como de pesquisas, são algumas das atividades desses profissionais e o mercado é amplo.
    Optar por cursar no CTUR/UFRRJ já é meio caminho, pois lá voce terá os mais bem capacitados professores destas áreas. Sou suspeito em acrescentar elogios, afinal eu estudei lá.
    A inscrição para o concurso de seleção termina dia 12 de novembro de 2010. Clique no simbolo "CTUR" na barra lateral do blog e acesse o site do colégio e boa sorte.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada João, me interessei bastante...vou prestar o concurso, espero poder entrar e me formar em técnico assim como o SR. Abraços !!

    ResponderExcluir
  8. Ao anonimo "Aff Barreiros - Pernambuco":
    Lamentavelmente excluimos seus comentários, nem sequer podemos moderar. O vocabulário usado, além desrespeitoso, não condiz com o do nosso blog. Sabemos que além de ter um bom vocabulário técnico o estudante ou o formado na educação agrícola, tem a obrigação de ser conhecedor da legislação, se ela é extensa não cabe ao profissional contestá-la e sim aplicá-la. Se as leis são "chatas" como voce descreve é sinal que no mínimo serás um péssimo profissional. Quanto ao Professor, não faço considerações ou comentários. Acho que o "problema" é voce.
    Não existem escolas ou professores ruins e sim alunos.
    Troque de mentalidade, enriqueça o seu vocabulário e troque de profissão.
    Desculpe!

    ResponderExcluir
  9. estou fazendo a prova este ano de 2010 ... passarei se DEUS quizer né torçam por mim aiii por favor . bjsssss

    ResponderExcluir
  10. Olá Thiago, quem bom que visitou o nosso blog.
    Algúem muito especial disse: "Faça por ti, que lhe ajudarei". Então, estude bastante e entre com fé, foi o que fiz. Estamos torcendo por você.
    Há! a prova será dia 21/11(amanhã).
    Se passar na prova, bem vindo a senzala, rs. Boa sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Aproveitamos esta data para fazer um breve comentário. Quando postamos essa matéria, éramos recém formado, nossa opinião prevalecia diante do que víamos na ocasião, desmandos e má adminstração. Hoje, sabemos o quanto isso modificou, a nova Diretoria do CTUR tem bons projetos, e todos envolvem alunos do ensino técnico. Para os novos Cturianos a temática é a mesma, aprender, aprender e aprender; agora com respeito, carinho e profissionalismo.
    Boa prova a todos.

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu prestei concurso para o CTUR e gostaria de saber se e quando sairá o gabarito oficial da prova.
    Obrigada Larissa

    ResponderExcluir
  13. Olá Larissa
    Assim que divulgados,postaremos em nosso blog.
    Conforme o Edital, a divulgação dos resultados será a partir de 03 de janeiro de 2011, na sede do Colégio Técnico (CTUR) e na Internet.
    Um abraço e boa sorte

    ResponderExcluir