English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

Animais domésticos

Muares - Utilidade e Serviços Públicos – Século XIX

Ambulância do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro – Tração animal

Doméstico é o animal que criado e reproduzido pelo homem, perpetua condições através de gerações por hereditariedade, oferecendo utilidades e prestando serviços em mansidão.
Sobre os animais, muitos são as opiniões sobre o que é ou não é doméstico. Baudement (1869), citado por Domingues (1960), afirma: “Os animais domésticos são os que estão sob o domínio do homem, não individualmente, mas de geração em geração”. O homem dá cuidados e alimentação e recebe em troca utilidades e serviços. O fato de conviver ou mesmo depender do homem, não cria condições do animal ser considerado doméstico. Criado e reproduzido pelo homem em cativeiro e de mansidão natural para uma utilidade ou serviço, como os bovinos, ovinos, suínos, equídeos e aves. Os animais possuem uma simbiose durável com o homem, por ele utilizados com fim econômico determinado, reproduzem-se indefinidamente nessas condições (KELLER,1909). Quanto aos seus atributos, o animal doméstico deve passar aos seus descendentes, características próprias que podem ser agrupadas nos seguintes:
a) Sociabilidade: A conduta da maioria dos animais é de viver em grupos, sendo um ser sociável;
b) Mansidão: É a expressão da ausência do extinto selvagem aos descendentes;
c) Fecundidade em Cativeiro: A perpetuação da espécie em cativeiro;
d) Função Especializada: O animal deve apresentar uma função de interesse pelo homem, sem o qual não há motivo de sua domesticação;
e) Facilidade de adaptação Ambiental: Devido às mudanças de ambientes, que são comuns durante a domesticação, o animal que tem dificuldades nesta adaptação tem dificuldades de atingir o final deste processo.
Há freqüentes dúvidas por estudantes e amantes de animais, e até mesmo por técnicos. Pois muitas das vezes, nos deparamos com pessoas que não sabem diferenciar, e principalmente sobre comercialização, manejo e domesticação de animais. Muitos podem está protegidos e incluídos na lei de crimes ambientais

I - Animal silvestre: são aqueles pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais.
Exemplos: mico, morcego, quati, onça, tamanduá, ema, papagaio, arara, canário-da-terra, tico-tico, galo-da-campina, teiú, jibóia, jacaré, jabuti, tartaruga-da-amazônia, abelha sem ferrão, vespa, borboleta, aranha e outros cujo acesso, uso e comércio são controlados pelo IBAMA.

II - Animal exótico: são aqueles cuja distribuição geográfica não inclui o Território Brasileiro. As espécies ou subespécies introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado selvagem, também são consideradas exóticas. Outras espécies consideradas exóticas são aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e suas águas jurisdicionais e que tenham entrado espontaneamente em Território Brasileiro.
Exemplos: leão, zebra, elefante, urso, lebre-européia, javali, piton, esquilo-da-mongólia, tartaruga-tigre-d'água, cacatua, arara-da-patagônia, entre outros.

III - Animal doméstico: são aqueles animais que através de processos tradicionais e sistematizados de manejo e melhoramento zootécnico tornaram-se domésticos, possuindo características biológicas e comportamentais em estreita dependência do homem, podendo inclusive apresentar aparência diferente da espécie silvestre que os originou.
Exemplos: gato, cachorro, cavalo, vaca, búfalo, porco, galinha, pato, marreco, peru, avestruz, codorna-chinesa, perdiz-chucar, canário-belga, periquito-australiano, abelha-européia, escargot, manon, mandarim, agapornis, entre outros.
É preciso conhecer o que preceitua a legislação. E para os que pretendem entrar no ramo comercial ou doméstico, devem buscar orientação a um técnico ou fontes especializadas.

Nota:
O conteúdo e foto desta página, são parte do livro de nossa autoria: "ANIMAIS DOMÉSTICOS"

Disponível em: https://clubedeautores.com.br/book/153524--ANIMAIS_DOMESTICOS#.Umhci3BzETk