English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

17 de janeiro de 2009

Persistência...

A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem. Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados por suas derrotas (B. C. Forbes). Até aqui, eu já me considero um grande vencedor e por minhas conquistas devo gratidão.
Nenhum dever é mais importante do que a gratidão. Tínhamos um dever, o dever de aprender, mais precisávamos de ensinadores. Mas porque agradecer? Todos deveriam cumprir os seus deveres, de ensinar. Não vamos aqui citar os nomes de meus ensinadores, pois, poderíamos cometer injustiça somada à ingratidão.
Pensava eu que conhecia tudo nessa vida, mais que nada, tínhamos muito a aprender. “Aqueles” ensinadores nada mais faziam do que suas obrigações, aliás, está ali pra isso, simplesmente ensinar, apenas suas obrigações. Mais foram mais além, transmitiram não só sabedoria, mais também respeito, confiança, paciência com persistência, com isso, sem perceberem, talvez, deram lições de vidas também.
É possível alguém aprender, tudo, não importa a idade, o ser humano tem essa capacidade, de aprender sempre! Sem delongas e incansáveis justificativas, coloco aqui minha gratidão.
Por longos 25 anos abandonamos os estudos, sem até, concluir o ensino médio. Precisávamos de realizações, tanto cultural, como capacitação profissional. E quando decidimos retomar os estudos, também era necessária uma qualificação profissional, e a área de agricultura era a nossa meta.
Quando ingressamos no Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR), nosso intuito, era tão somente concluir o curso e entrar no mercado de trabalho. Mais lá, durante o curso, fomos mais além. Tivemos a liderança da turma por quatro vezes (talvez inédito), logicamente de forma democrática; por concurso de seleção chegamos a Monitoria, conseguimos o respeito, tanto de colegas estudantes, tanto como dos professores. Na convivência e cumprindo as nossas obrigações estudantis, chegamos até em cerimônia de formatura, ser orador. Uma realização! Completamente. Aprendemos tudo o que deveríamos aprender dentro do programa do curso e aprendemos muito mais, paralelamente me foi oferecido respeito, sabedoria e confiança. Tanto foram as oportunidades, que a cada dia precisávamos corresponder dignamente o que nos era ensinado. Os esforços foram tantos, que chegamos até esse Blogger, para compartilharmos o que aprendemos o que vamos e ainda falta por aprender.
Perto de alcançar 5 mil visitas, nosso blog (Site) “Técnico em Agropecuária”, contém conteúdos aprendidos, fotos do período do desenvolvimento e atividades do curso, além de “Links” e atalhos correlatos, para que os visitantes possam usufruir, num único espaço, daquilo, que levamos mais de três anos, em incansáveis e numerosas fontes, para reunir.
Agradeço aqui aos meus “ensinadores” e visitantes desse Site. E nos desculpamos pela “Persistência”.

João Felix Vieira – Técnico em Agropecuária Orgânica
CREA-RJ 2009 100.491

Nenhum comentário:

Postar um comentário