English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

6 de janeiro de 2011

Presépio do Pipiripau

Deixamos de publicar alguns assuntos importantes aqui prometidos em 2010, tais como: Acidentes com tratores, Segurança no Trabalho em áreas rurais e as Normas Reguladoras; que mereceu pesquisa mais aprofundada e discussão com técnicos e professores especializados, bem como, comentar sobre a enquete postada neste blog sobre o assunto. Em nossas andanças, aproveitamos para fazer algumas visitas técnicas, buscando assuntos que pudece ser de interesse aos nossos leitores para 2011, como: Plantas medicinais, Qualidade do leite em pequenas propriedades e a falta de orientação técnica e apoio das Secretarias de Agricultura em pequenos municípios para pequenos produtores.
Visitamos a UFMG (Universidade Federal de Minais Gerais), e para nosso interesse, fotografamos, fizemos leituras de algumas obras de interesse técnico e conhecimento em todos os setores: canteiros de ervas medicinais e aromáticos, solo, adubação, sementes diversas, plantas raras e em extinção, entre outras.
Nessa visita, pudemos apreciar obras e achados importantes da mineração, história da colonização e a diversidade cultural do povo mineiro, tudo localizado e bem organizado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG.
E entre tudo lá exposto, encontramos uma obra prima, que não podemos deixar de comentar, que é o PRESÉPIO DO PIPIRIPAU, construído a partir de 1906 por Raimundo Machado de Azevedo (foto 2) que revela a singeleza característica dos presépios mineiros. O Presépio do Pipiripau, segundo informações do monitor que nos acompanhou, retrata 45 cenas da vida de Cristo, nas quais 580 figuras se movem e retrata muito da vida cotidiana de Belo Horizonte ao longo das primeiras décadas do séc. XX. Devido a seu enfoque cultural e religioso, além da técnica e arte adotadas, foi tombado em 1984 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O seu autor (artista), mineiro de Matozinhos, nasceu em 1894 e foi casado com Ermenegilda Machado, com quem teve nove filhos. O senhor Raimundo, estudou pouco, apenas o Curso Primário, foi balconista e funcionário da Prefeitura de BH e da Central do Brasil. Obteve o ofício e experiência na área de mecânica. Prestou serviços a Empresa de Engenharia Gravatá e aposentou-se em 1960 pela Imprensa Oficial. Raimundo Machado de Azevedo, mesmo criado em ambiente simples e religioso, desde menino tinha fascínio pelos presépios montados durante o natal.

O Presépio do Pipiripau é uma belíssima obra de arte. Vale apena conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário