English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

31 de maio de 2009

Patos ou Marrecos ?












Os Patos (Cairina moschata) são aves ainda com característica selvagem, vivem em bandos que habitam rios, lagos e lagoas cercadas de vegetação. Os sexos são bem diferenciados, pelo tamanho mais avantajado do macho e por sua crista ao redor do bico mais volumosa, imperando o seu dimofismo. Voam em grandes bandos e usam as árvores para nidificar e dormir. Os filhotes são cuidados unicamente pela mãe, que os acompanha até que possam voar. Em seu habitat alimentam-se de folhagens, sementes, pequenos vermes e insetos. São presas constantes de felinos, raposas e aves de rapina. Muitas vezes até, confundido com o Marreco (Anas boschas), de origem asiática, que é menor e as vezes chamados de “pato comum”. O corpo dos patos é "achatado" e fica numa posição mais horizontal. O corpo dos marrecos é "cilíndrico" e assume uma posição mais empinada.
Segundo alguns autores, a distribuição geográfica ocorre desde o México e parte da America do Sul, como também na Europa, local onde foram, possivelmente, introduzidos e domesticados. No estado de conservação, não é uma espécie ameaçada em virtude do alto grau de domesticação de difusão dessa ave ao longo de vários países, contudo em estado selvagem é bastante raro, uma vez que são amplamente caçados e são vítimas do desmatamento. Para os índios norte-americanos significava o senso de guia e orientação em virtude da sua capacidade se locomover pelos céus e pelas águas. O pato é um dos poucos animais da natureza que pode andar, nadar e voar com razoável competência. É o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta. É dotado de perfeito senso de direção e comunidade.
Várias raças de patos no Brasil são utilizadas em criações domésticas, popularmente conhecidos como caipira ou pato do mato, pato crioulo, o europeu moscovy e o gigante alemão, de cor branca. Há aqueles, com raças erroneamente classificada, que são protegidos pelo IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e, por isso, precisam da autorização da instituição para a criação em cativeiro. Todos, porem, com características selvagens ou nativas da fauna brasileira, como o Cairina moschata puramente domesticado, preto com a parte de baixo da asa branca, carúncula negra e bico preto com risco branco, e o putrião com as costas verdes, peito branco com pontos pretos e bico coberto com uma carúncula parecida com um chifre de rinoceronte, que se enrijece em períodos de reprodução.
Sobre a origem dos Patos e Marrecos, todo o conteúdo está publicado em doc. no Slide Shaire, disponível em: http://www.slideshare.net/joao1959/uma-abordagem-sobre-a-origem-do-pato-e-do-marreco

Nossa proxima publicação, o Peru (Meleagris gallopavo).

11 comentários:

  1. Oi amigo, estou conhecendo seu blog e ele é muito legal, parabéns.
    Já lí em alguns livros que baleias e golfinhos também podem permanecer com apenas metade do cérebro alerta, isso ocorre quando eles dormem, para poderem subir a superfície e buscar ar, periódicamente. Assim descansam uma metade e depois a outra.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, "ONCA"
    Obrigado pela visita e fico muito feliz que tenha gostado do nosso blog.
    Nossas pesquisas estão direcionadas exclusivamente aos animais domésticos.
    Sobre as Baleias e Golfinhos, confesso que não tenho conhecimentos. Mais valeu, vou dá uma pesquisada para aprender,
    Aproveite e vote na nossa enquete sobre o layout do blog. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. oi meu cunhado se mudou e deixou cinco patos para mim cuidar o que eu devo dar para eles comerem?
    obrigada!pois eu não quero dar qualquer coisa e prejudica-los! obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá anonimo:
    A alimentação dos patos e marrecos é formada essencialmente de grãos, verduras e misturas (fareladas). Como a quantidade de aves informada é insignificante, não nos estenderemos com informes técnicos.
    A areia e farinha de cascas de ostras também são complementos indispensáveis.
    O grão usado (de mais fácil acesso) geralmente é o milho, tendo outros que poderá misturá-los com o milho em proporções variáveis. Há nas lojas de ração produtos já preparados (industrializados)
    As verduras são indispensáveis, não há necessidade de ofertá-las caso as aves tenham acesso a pasto, caso contrário estas devem ser ofertadas frescas e picadas junto à comida, as vezes é aconselhável cozê-las, neste caso não desperdiçar a água, utilize-a no lugar da água para umedecer a farelada.
    A farelada é, em geral constituída de farelo, fubás, tubérculos cozidos (ex. batata). Outras necessidades das aves se repostas naturalmente quando as aves tiverem acesso ao campo, onde encontrem abundância de moluscos, insetos, peixinhos, rãs e outros animais. A farelada pode ser oferecida seca ou úmida.
    Os bebedouros devem estar a disposição ao lado dos comedouros.
    Espero ter colaborado, Qualquer dúvida entre em contato novamente.

    ResponderExcluir
  5. tenho uma propriedade e por amadorismo crio marrecos, perus galinhas dce várias raças, galinha d'angola,gansos, tenho buscado onde comprar patos da raça muscovy e do gigante alemão por meio de ovos ou patinhos, e até mesmo de outras raças como a muscata, se pudesse me informar onde adquirir ficaria grato - end. para receber a encomenda: Ilhéus CEP 45654510, grato
    Eribaldo

    ResponderExcluir
  6. Olá Eribaldo, obrigado por nos visitar.
    A minha recomendação é para que você procure um técnico, ai em sua região ou algum órgão de assistência técnica. Algumas espécies de animais, mesmo doméstico, precisa de autorização para a criação. Com assistência técnica, você terá orientação (projeto) sobre espaço e manejo para cada espécie, incluindo a alimentação adequada, instalações e controle sobre a sanidade dos animais, bem como, a disponibilidade de água.
    Não compre animais em criações irregulares ou fontes que não garanta a sanidade, um bom site para pesquisa e compra está disponível em:
    http://www.mfrural.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pelo espaço profissional para tirar nossas dúvidas.Tenho uma criação bem caseira de dois patos domésticos que dei para minha filha, a pedido dela, um macho e uma fêmea. Estão com aproximadamente uns quatro ou cinco meses de vida. A dúvida é que o pato está um pouco triste, com pouca atividade, e a pata está indo para o mesmo caminho, é normal?

    Izival Mota São Paulo

    ResponderExcluir
  8. Olá Izival, obrigado por nos visitar.

    Dificil saber, pois não é um comportameno comum em patos. Geralmente são muito vivazes. Uma hipotese seria uma enfermmidade ou alimentação inadequada.
    Continue a observar as aves, são jovens ainda, pode ser que mude o comportamento.Procure saber com o fornecedor se são vacinadas. Geralmente o ambiente deve ter ambundancia de água, verifique isso tambem.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. amigo qual a diferença entre um filhote de pato e um de marreco? pois misturaram os ovos. outa coisa tirei os patinhos da pata e troxe ao abrigo de luz sera que fiz mal? e como faço pra tira las do choco? o que vc me diz do marreco rouem? obrigado

    ResponderExcluir
  10. boa tarde.
    Aqui o Pará criamos o PATO PAYSSANDÚ com exelentes resultados.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Sr Izival, aqui na cidade existe um local onde encontram-se patos, marrecos e gansos são mais selvagens que domésticos, apesar de estarem acostumados com o público em geral. O pessoal costuma dar alguma coisa para eles comerem, tipo pão e outras coisas. Você pode me dizer o que eles realmente comem? Você diz no início sobre pequenos vermes. Por acaso eles comem lesmas ou caracóis tipo escargot?
    Se for possivel responda para meu email: melim.gerson@gmail.com.
    Muito agradecido.

    ResponderExcluir