English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

6 de maio de 2009

www.bibliotecavelha.com.br e as novas tecnologias do ensino

Em 15 de janeiro de 2008, iniciávamos uma tarefa que jamais pudesse imaginar que fosse tão longe, a de montar um Blog (Site), e sinceramente, não é fácil, diante de tantos conteúdos inúteis que rolam na internet. Naquela época, tínhamos dificuldades para pesquisar assuntos da agropecuária (conteúdos técnicos), das poucas informações que encontrávamos não eram de fontes seguras, a não ser de sites oficiais, como por exemplo, os do MAPA e EMBRAPA.Explicando melhor, em 2005 éramos alunos iniciantes (bixos) do CTUR/UFRRJ, no curso para a formação de Técnicos em Agropecuária (nível médio) e diante dos conteúdos técnicos dados pelos professores em aulas, eram grandes as dificuldades para se ter acesso a literaturas ou artigos atualizados nas bibliotecas, ficavamos restritos a apostilas e escritos na lousa, bem como, a boa vontade e atenção dos nossos mestres, além de não poder comprar livros com as literaturas especificas. Pior ainda,  a tecnologia estava sempre presente, pois notávamos que as provas e as apostilas eram sempre num tal de “Word”; os trabalhos e os seminários eram sempre num tal “Power Point”. Ora, sou do tempo das sabatinas e trabalhos no papel almaço e cartolinas com figuras recortadas e coladas, afinal tinha mais de 25 anos sem estudar, conclusão, estava totalmente fora de “órbita tecnológica”, internet era um bicho de "14 cabeças", pois no máximo que podia fazer era usar uma boa e velha Remington (retrocedendo a fita com o dedo), datilografava e pronto, tava feito o trabalho.

Voltando ao assunto. A falta de tecnologia não era o problema, e sim, os conteúdos que eram difíceis de aprimorar, e ai, vieram às dificuldades, tínhamos que aprender a usar o PC, navegar na internet, confiar nos conteúdos publicados e suspeitar das autorias.
Amadurecendo nossas idéias e aprendendo mais e mais, percebemos que a divulgação dos conteúdos aprendidos daria uma humilde contribuição, afinal, existem ainda, aqueles com as mesmas dificuldades, a de informações ou troca delas.
Nosso Blog foi visitado mais de 10 mil vezes, em países da Europa, como Portugal, Espanha, Alemanha e Canadá; países da África, como, Cabo Verde e Angola; América do Sul, como Argentina e Equador e até da Ásia, como o Japão, dentre outros e principalmente no Brasil (em todas as regiões), através do GEOVISITE e desde, a primeira publicação em 20 de janeiro de 2008, com Agricultura orgânica, e com mais publicações de manifestos, agradecimentos, criticas e informes técnicos. Sentimos o peso da responsabilidade, e vamos agora, além de novas publicações, reformular e divulgar nossos trabalhos e pesquisas (em Power Point) no slideshare.net.
Para ter acesso as minhas publicações em p.p.t e se preferir fazer downloads, basta acessar: www.slideshare.net/joao1959 e ainda, mais de 8 milhões de trabalhos ( em quase todos os países e linguas) publicados, em vídeos e Power Point, que muito contribuirá com estudantes, técnicos, criticos e curiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário