English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

9 de junho de 2013

Zoroastro de Viana Passos, o Mestre das gerais...


Mineiro nato de Sabará, o Professor Zoroastro de Viana Passos, fez os seus estudos primários e concluiu o secundário em sua cidade, no histórico Colégio Azeredo. Filho do Sr. Américo Ferreira Passos, que era farmacêutico, e de Dona Maria Antonieta Viana.
O Professor Zoroastro casou-se com Dona Suzana Ferreira Passos, com quem teve 14 filhos. Doutorou-se em Medicina, no Rio de Janeiro (turma de 1910). Regressando a Minas Gerais, iniciou clínica médica na cidade de Bonfim, mais tarde se transferiu para Sete Lagoas. Prestou concurso para uma das cadeiras de professor substituto da Faculdade de Medicina de Belo Horizonte, defendeu a tese "Em torno de dois casos de apendicite", com êxito. Empossado no cargo que conquistara, empreendeu viagem de estudos e observações aos adiantados centros da ciência médica da Europa (Alemanha, França, Portugal e Bélgica). Em retorno do continente europeu, veio para sua cidade natal, dando continuidade aos estudos de medicina e história. Depois se fixou em Belo Horizonte, onde exercia o cargo de Professor Catedrático da Faculdade de Medicina. Estabeleceu ainda, na capital mineira, um dos mais conceituados consultórios médico-cirúrgicos. 
Segundo historiadores e outros de sua época, Zoroastro era orador fluente de alto estilo, escritor e historiador. Foi também membro da Academia Mineira de Letras. Suas obras literárias versam sobre interessantes assuntos médicos e históricos Exerceu ainda, cargos de muitíssimas importâncias, sobressaindo-se, em todos eles, como elemento verdadeiramente capaz e digno. Nascido em 1887, àquela histórica cidade, em setembro de 1945, perde o mais ilustre de seus natos moradores.
Entre tantas obras editadas pelo Professor Zoroastro Viana Passos, citamos “Em Torno da História do Sabará” – Que de um pequeno trecho transcrito de um dos 2 volumes da obra, abrilhantou e valorizou por demais a 2ª edição do livro “ORA-PRO-NOBIS: A carne de pobres” de nossa autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário