English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

4 de outubro de 2011

Lançado pelo Clube dos autores, o livro Ora-pro-nobis, a carne dos pobres.


A necessidade de se descobrir alimentos alternativos para o combate à fome na população de baixa renda, é assunto que tem recebido atenção no mundo nos últimos anos, sobretudo, no Brasil.
Algumas plantas comestíveis já apresentam fácil disponibilidade, com baixo valor de mercado, outras ainda, não tão popularizadas, vem se destacando em vários estudos cientifico.
As hortaliças não convencionais podem constitui alternativas para populações carentes, por serem boas fontes de nutrientes e curas de enfermidades, é o caso da Ora-pro-nobis. Cactácea que vem merecendo atenção especial por seu alto valor nutritivo e vem sendo utilizada em pratos típicos da culinária e na medicina popular em algumas regiões do Brasil, principalmente no interior mineiro.
A falta de informação por parte da população no resto do país, o desconhecimento quanto ao valor nutricional e modo de preparo, faz com que o consumo seja reduzido, tendo em vista que a Ora-pro-nobis, é uma cactácea com característica diferente em relação às demais hortaliças, com sua forma arbustiva espinhosa, no que leva desconfiança e medo ao consumo.
Conhecida como “carne de pobre” pela alta concentração de nutrientes, é carinhosamente chamada de lobrobo, essa planta tem seu próprio festival gastronômico na cidade de Sabará em Minas Gerais.

Com Prefácio da Professora Doutora Sandra Barros Sanchez do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, o livro “ORA-PRO-NOBIS - A Carne dos pobres” pode vir a contribuir com uma linguagem simples, aos apreciadores de plantas e comidas típicas; estudantes de agropecuária e de agroecologia, tendo em vista, que muita coisa escrita acerca da flora brasileira, condensada em livros ou esparsa em periódicos, na sua grande maioria, é de difícil aquisição ou consulta.

As informações popularizadas (somente na mídia digital) talvez contribuam de alguma forma, no entanto, é preciso que as literaturas se expandam e cheguem às mãos de estudantes na forma de livros, pois nem sempre informações de artigos técnicos e/ou de linguagem simples chegam a lugares em que a tecnologia ainda não chegou.
Essa é a proposta de “ORA-PRO-NOBIS - A carne de pobres”, divulgar e opinar sobre a importância econômica desta bela e nutritiva planta espinhosa.

Para adquirir o livro, acesse o link abaixo:

http://clubedeautores.com.br/book/99601--ORAPRONOBIS