English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

14 de janeiro de 2010

www.bibliotecavelha.com.br - Parte II

O ensino técnico exige uma carga maior de leitura de seus estudantes, principalmente os com matrícula única nas instituições que oferecem cursos profissionalizantes, Ensino Médio, mais o Técnico. Em Concomitancia Externa, é menos estafante, para os que já concluíram ou estão por terminar o Médio, isso facilita a busca de maior qualidade nos conteúdos pesquisados e lidos, tem-se mais tempo para estudar.
Independente da área escolhida, o ideal é fica “ligado” nos termos técnicos, pois muitos alunos pecam, não dão importância ou não procuram se familiarizar com esses termos, isso é importante! O vocabulário técnico demonstra a princípio, o conhecimento e a qualidade do futuro profissional. Logicamente, não precisa ser excessivo, basta utilizar no momento certo.
Importante também é prestar atenção em nomes científicos pronunciados em aulas, os professores estão a todo o momento fazendo citações, tanto oral, tanto nos textos oferecidos e a existências das fontes citadas, merecem atenção. O ideal é pesquisar nos livros da biblioteca do próprio colégio ou na pública mais próxima, reforçando assim os ensinamentos dados pelos professores, afinal, os conteúdos, também são pesquisados por eles em livros.
Os conteúdos pesquisados aqui na Internet podem ser produtivos. Mais cuidado! Se os sites pesquisados não forem de boa qualidade, caso contrário, além da obtenção de informações superficiais, sem maiores referencias ou sem a citação dos autores e as bibliografias que deu origem aos textos pesquisados, torna-se perigoso, pois além de pagar “mico” com a turma, vai levar um bom zero nos trabalhos pedido pelos professores, indo tudo por água abaixo e a perda de tempo. Evite o “copicola” (Ctrl C Ctrl V), os professores estão ligados e antenados, pesquisam os mesmos portais e às vezes, além do conhecimento é a própria fonte. Cuidado!
Sabemos que não é fácil achar nas bibliotecas os livros com assuntos específicos, tivemos essas dificuldades em nossa época. Devemos insistir na procura, pois os livros é o melhor caminho e podem ser lidos onde for conveniente. Sabemos também, que além da falta de condição financeira (alguns são caros), não encontramos nas bibliotecas os chamados “livros antigos”, fontes de bons conteúdos para pesquisas e citações. Mais podem ser achados nos sebos.
O chamado e-book (livro eletronico), ainda não é tão acessível e não substituir certamente bons livros com os conteúdos de títulos específicos.
Em nosso blog, indicamos alguns portais confiáveis (parte cinza), como por exemplo, para os estudantes da área de agropecuária, agroecologia e afins, que pretendem pesquisar raças de bovinos, um dos bons, está disponível em: http://www.bovinos.hpg.ig.com.br/ , ou ter a sorte de achar no sebo um “tesouro” como “INTRODUÇÃO À ZOOTECNIA” do Professor Octavio Domingues, 2ª edição de 1960, muitas Universidades ou Colégios Técnicos não tem em suas bibliotecas este exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário