English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

19 de janeiro de 2010

Raças de caprinos

Depois do Cão é possível colocar a Cabra, em ordem de antiguidade, no estado domestico. O caprino é um dos menores ruminantes domesticados, descende da espécie Bezoar (selvagem), encontrada mais provavelmente no Mediterrâneo e Oriente Médio, principalmente na ilha de Creta. Na maioria das raças de caprinos, os dois sexos têm chifres e barba.
Muitas raças foram introduzidas no Brasil colônia, onde encontraram adversidades climáticas e de vegetação encontradas. Numa seleção natural houve a formação das raças naturalizadas aqui em nosso país. Através de cruzamentos indiscriminados com animais de raças exóticas, buscaram-se várias aptidões. Ainda existem, produtores e técnicos, que consideram algumas raças como sem aptidão. No entanto, na atualidade, existem trabalhos técnico-científicos no sentido de se desenvolver linhagens diferenciadas daquelas já conhecidas, tais como as de dupla finalidade.
Estes pequenos ruminantes apresentam significativas vantagens em relação à bovinocultura, no que diz respeito à área de ocupação e manejo. A rusticidade desses animais, bem como a facilidade de adaptação às condições ambientais são fatores que contribuem para tornar atividade relevante, nas pequenas e médias propriedades rurais.
Os caprinos são animais capazes de sobreviver em condições de alimentação escassa e de baixa qualidade, entretanto, nessas condições, o seu desempenho é pouco satisfatório. A maioria dos sistemas de criação, os procedimentos são básicos e relacionados com o uso de instalações simples e desconhecimento técnico, no que compromete o manejo reprodutivo, alimentar e principalmente, sanitário. Um aspecto que deve ser considerado, diz respeito às condições climáticas predominantes no local onde se deseja implantar ou aprimorar a criação.
De acordo com o IBGE, o crescimento populacional do Brasil entre 1990/1999 foi da ordem de 13,78%, fato que repercutiu o crescimento do efetivo caprino em vista a atender a demanda por proteína de origem animal na dieta da população. O que se observou foi uma queda de 25,57% no efetivo caprino, fator que pode ter influenciado o efetivo de raças naturalizadas brasileiras, o qual estima-se representar 3,0% dos animais explorados no país.
Que saber mais? Raças de caprinos, disponível em:



Um comentário:

  1. É verdade, a caprinocultura na região nordeste cresce a cada dia, graça a adaptação ao clima semiárido que esses animais tem, desconheço qualquer um outro tipo de animal para criar nessa região, que tenha a mesma adaptação

    ResponderExcluir