English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

20 de outubro de 2008

RAÇAS CAPRINAS PRODUTORAS DE LEITE


"Matusalém" - reprodutor Sannen do CTUR/UFRRJ
A cabra foi um dos primeiros animais a serem domesticados há cerca de 10.000 anos na Ásia ocidental, sendo mencionada mais de 150 vezes no velho testamento. Inúmeros povos como os gregos e romanos, incluíram a cabra em suas mitologias, permanecendo até os dias atuais como um dos símbolos do zodíaco (capricórnio é o 10º símbolo do zodíaco). As cabras leiteiras não são tão numerosas quanto o gado de leite, embora tenha se difundido por todo o planeta. Sua grande vantagem esta na sua fácil adaptação a diversas variações climáticas, a exigência de menor espaço além de uma alimentação menos especializada (quando comparada com o gado bovino), o resultado final é a produção de um leite de igual valor nutricional que o leite de vaca, mantendo algumas particularidades próprias.
Dentre tantas raças com aptidão leiteira, a Saanen é uma delas. Trata-se de um animal corpulento e elevada aptidão leiteira, considerada uma das melhores produtoras de leite. Sua produção após o parto pode chegar a 4 litros diários num período de lactação de 10 meses (com registros de até 10 litros diários). Sua pelagem é de cor clara tendendo para o branco-creme e de pêlo curto. Um outro atributo de grande relevância é sua capacidade de adaptação, apesar de não ser uma cabra de elevada rusticidade, habitua-se bem ao regime de pastoreio.
O Brasil dispõe de 15 milhões de cabeças de caprinos, concentradas principalmente na Região Nordeste do país. A produção leiteira cresce ano a ano e demonstra ser de grande interesse para alimentação humana, contribuindo na nutrição de camadas mais carentes, além de fomentar o surgimento de novos negócios ligado a agroindústria.
Tire aqui suas dúvidas e curiosidades no nosso blog, (link a baixo), sobre leite de cabra, processamento de queijos, elaboração de iogurte e muito mais...

Fonte: http://www.queijosnobrasil.com.br/

Foto de Patricia Pires - Disciplina: Médio animais - Manejo com caprinos no CTUR/UFRRJ/2005 - Turma 65

5 comentários:

  1. Olá João,

    Estava fazendo pesquisa sobre raças de caprinos, na internet, encontrei esse blog, achei interessante essa matéria sobre cabrinos produtores de leite. O endereço que é fornecido no final da matéria eu não consigo acessar.
    Será que a pagina saiu do ar na internet?

    Nivaldo Firmino - Sao Mateus/ES

    ResponderExcluir
  2. Olá Nivaldo,

    Que bom que gostou da matéria sobre a RAÇAS DE CAPRINOS PRODUTORAS DE LEITE, sabe que eunem lembrava mais desa matéria, de qualquer forma obrigado por apreciar.
    Quanto ao link http://www.queijosnobrasil.com.br/,está perfeitamente funcionando, tente outra vez, copie e cole no seu navegador, você ainda tem a opção no http://www.dzo.ufla.br/ca/racas.htm, lá encontrará ficha técnica de raças de outros animais domésticos.
    Se sua opção fosse bovinos, poderia acessar http://www.bovinos.hpg.ig.com.br/ ou clicar na parte cinza do blog.
    Na pesquisa sobre caprinos existem bons sites. Conheço um Professor que sabe tudo sobre cabrinos, ele é do colégio da UFRRJ, assim que entrar em contato, caso ela permita, lhe enviarei o email dele pra você.
    Obrigado por visitar nosso blog.

    Um grande abraço.

    João Felix

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma cabra mas nao sei o nome da raça dela... caracteristicas dela... ela é branca ea cor da cabeça é preta e a primeira cria dela ela esta dand de 1 litro a 2 por dia...
    gostari mesmo que voces me falassem o nome da raça dela.
    Eric

    ResponderExcluir
  4. Olá Eric,
    Seria interessante que vc nos enviace uma foto. Assim poderíamos saber qual a raça.
    Algumas raças mestiças apresentam algumas dessas caracteristicas. Em nosso blog tem um link sobre animais domesticos (caprinos).
    Acesse e tire suas dúvidas, talvez tenha alguma raça com essas caractericas apresentadas.
    Nos envie uma foto, outra opção é consultar um técnico de sua região.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu gostaria de comprar uma cabra leiteira e um macho, não é necessário que sejam adultos ( para baixar o custo ) moro em Santana de parnaíba.

    luiz_silva_jls@hotmail.com

    Obrigado

    ResponderExcluir