English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

5 de novembro de 2008

CTUR - A Derrota dos representantes dos inimigos de Davi


“Há sempre ameaças rondando a liberdade que, por isso mesmo, precisa estar desperta. A libertação é um processo permanente de busca da liberdade que não é ponto de chegada, mas sempre de partida.” Paulo Freire, 1990.

No dia 22 de dezembro de 2007, na cerimônia de colação de grau, como orador de turma, iniciávamos o discurso de formatura da Turma 85 do Curso de Técnico em Agropecuária Orgânica – Colégio Técnico da UFRRJ, com as seguintes frases:


“Somos hoje aqui alunos de tudo, professores de nada e eternos aprendizes”.


“Desfaleçam-se as descrenças. Sintam-se vencidos os desafios”.


Quando fazia a leitura do discurso (que para muitos era um ato de indisciplina), fazia analogia, e nos classificávamos como soldados de Davi, pois, ali existiam verdadeiros representantes dos inimigos do povo de Israel, que lutaram incansavelmente para que nós não tivéssemos ali.
Os povos inimigos de Israel possuíam, como armas de guerra, carros puxados por cavalos e com foices nas rodas, carros esses que cortavam homens e ceifavam vidas como se corta a grama e se ceifa o trigo. Possuíam milhares de cavaleiros que, armados, poderiam pisotear e esmagar pobres israelitas para quem um simples escudo valeria de pouca coisa. Para nossa sorte, os representantes dos inimigos de Davi não tinham tantas armas e soldados, mesmo assim, se achavam poderosos, mais seu líder era fraco.
Nós os soldados, tínhamos a força de Deus e não desistimos da batalha e continuamos a luta e hoje saímos vitoriosos, com escudos simples, mais abençoados por Deus.
Desfalecidas as descrenças e os desafios vencidos, mesmo como ex-soldados, continuaremos sendo “alunos de tudo e eternos aprendizes”.
Com vitória esmagadora dos votos (mais de 72%) da comunidade Cturiana, parabenizamos o novo Diretor eleito para o Colégio Técnico da Universidade Rural do Rio de Janeiro, Professor Ricardo Albieri (Prof. Ricardinho) e equipe.
Desejamos que em sua administração, o CTUR seja um colégio referência de ensino técnico no Brasil e que seus alunos sejam respeitados.
Que sejam simplesmente alunos, e não “calças arriadas” como era o bordão oferecido a futuros profissionais na área agrícola.