English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

10 de outubro de 2008

CASTRAÇÃO DE SUÍNOS




A castração de suínos é uma técnica utilizada como prática de manejo. Os animais destinados a terminação podem ser castrados em qualquer idade, porém existem vantagens que favorecem a castração nas primeiras semanas de vida (de 7 a 10 dias de idade). Sendo a castração em nosso meio uma medida obrigatória no sistema de produção de suínos para o abate, busca-se uma técnica que seja simples e permita a continuidade do desenvolvimento do leitão.
No dia da castração, bem como durante o período de recuperação, não devem ser realizadas outras práticas de manejo tais como: everminação, vacinações, desmama, transferência para outras instalações. Essas práticas associadas a castração podem diminuir a resistência do leitão favorecendo o aparecimento de doenças.

Dentre os métodos de castração utilizados temos:

- A Castração escrotal, onde se realiza uma incisão sobre cada testículo, longitudinalmente, através do qual se exterioriza os mesmos. Após traciona-se de tal forma que o cordão espermático fique exposto e com o auxilio de material cortante, tais como: bisturi, gilete ou um canivete bem amolado, raspando até romper o testículo.

A castração dos leitões destinados a terminação pode ser realizada em qualquer idade, porém existem certas vantagens que favorecem a castração nas primeiras semanas de vida. Entre elas, citam-se:

· Os leitões estão confinados e são mais acessíveis;
· —Pouca mão-de-obra: uma pessoa para conter o leitão e outra para realizar a
castração;
· — Facilidade da operação;
· — Ocorrência de hemorragia é rara;
· — Cicatrização rápida e inexistência de risco ou complicação na operação;
· — Menor chance de ocorre infecção e, sobretudo, perdas totais por morte;
· — O estresse para o leitão é menor; e
· Quando morrer um leitão castrado nesta idade, a perda econômica é menor do que quando morrer um leitão mais velho.


Nesse manejo, antes devemos lavar as mãos e usar luvas.
Usa-se uma caixa de contenção com as medidas de 22 cm x 12 cm x 0,9cm, para facilitar o trabalho com o animal. Na hora da castração do animal, o local de incisão deve ser higienizado (lavado), com água e sabão e ser secado com papel toalha. Após a secagem faz-se a assepsia com álcool iodado.
Feito a castração, utilizar os produtos “ungüentoPlus” e pulverizar com “mata-bixeira”.
Anotar todo o manejo em ficha zootécnica, tais como: Número do animal, Peso, Idade do animal, Sexo e números de tetas (machos e fêmeas).



Fonte:

· Não foram utilizadas referências bibliográficas, o relatório foi baseado em aulas práticas no Setor Animal da FAGRAM, na disciplina Práticas em Zootecnia.
· Fotos ilustrativas, documentando as aulas.




36 comentários:

  1. Olá, meu é Antonio Francisco, técnico em agropecuária aqui do norte do Piauí.
    Legal este blog. Parabéns ao criador deste importante meio de comunicação, principalmente entre a área técnica.
    Temos também um blog que mostra nosso trabalho na EFA dos Cocais, acessem é legal: www.efacocaispiaui.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Antonio,
    Que satisfação ter um colega da área técnica ai em Cocais e que tenha gostado de nosso Blog. Vou acessar o link para dá uma apreciada no blog da EFA.
    Um grande abraço e sucesso em sua jornada na agropecuária.
    João Felix

    ResponderExcluir
  3. Oi sou Flávia, sou técnica em agropecuária e pernambucana, adorei o blog, muito interassante!

    ResponderExcluir
  4. Olá Flavia, que bom que gostou do nosso blog. Fique a vontade.
    Desejo sucesso na profissão ai em seu estado.
    Muito obrigado pela visita.
    Um abraço
    João Felix

    ResponderExcluir
  5. oi, meu nome é Nathália félix, formo esse ano em técnica em agropecuária, pelo instituto federal goiano de ceres. gostei muito do blog, com certeza me ajudara em trabalhos e relatorios relacionados.
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Nathalia, que bom que gostou do blog.

    Parabéns pela formatura. Este humilde blog, apenas contribui com Alguns assuntos refere-se ao manejo técnico. Os estudos de informações cientificas, devem ser consultadas em outras fontes, principlamente livros, que é mais seguro,
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  7. oi eu tambem me formo esse ano em tecnico em agropecuaria ah mto obrigado pelo esse sites q me ajudou mto no meu tcc

    ResponderExcluir
  8. Olá, que bom que o blog tenha contribuído. Aqui os "post" publicados são de conteúdos aprendidos no CTUR quando estudante.
    Parabéns pela formatura e que tenha sucesso em sua jornada profissional.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá, sou RONALD, tecnico em Zootecnia e monitor da EFA DE Itaobim-MG, Vale do Jequitinhonha, gostei muito do seu blog, gostaria d manter contato com vcs, tbm temos um site:www.efabontempo.org.br, visite o nosso site e conheça nossa luta
    valeu
    t+

    ResponderExcluir
  10. olá, eu sou Alexandre Rosso estou no 3º ano do curso técnico em agropecuária, sou do interior do estado d São Paulo, achei o blog bem interessante, me ajudou bastante no meu trabalho.
    abraço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Alexandre, que bom que gostou do blog, fique a vontade e seja nosso seguidor.
    Sucesso em sua jornada e tenha um bom curso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oi eu sou Hairton sou técnico agricola com especialização em zootécnia formado na escola agrotécnica federal de Manaus-AM,gostei muito do blog.tenho uma suinocultura em Rio branco Acre e fasso a castração dos meus leitões com entre 10-15 dias de vida eu acho essa idade melhor para manejo. tenho um reprodutor landraçe que estou querendo castra só que ele pesa 180kg tem como dar umas dicas para castralo.desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  13. Olá Hairton, obrigado por nos visitar.
    A castração se faz necessária pois os suínos machos inteiros, são sexualmente funcionais, ao pesarem mais de 95 Kg, e apresentam um odor e um sabor desagradável na carne e principalmente na gordura. Quanto mais velho for o animal, mais essa características se acentuam. No Brasil atualmente a castração dos animais é obrigatória pelo menos 45 dias antes do abate dos animais. É recomendado que a castração seja feita quando o animal for novo, pois quanto mais novo for o animal, menos traumático e de fácil cicatrização será processo. Procure um veterinário, ai em sua região, ele lhe dará as devidas orientações.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Olá,sou um meninos de 12 anos apaixonado pelos suínos.Quero ter uma grande criação desses animais para abate,pois acho essa forma melhor para ganhar dinheiro com suínos.Espero que o senhor me ajude com dicas para aprimorar meus conhecimentos.
    Desde o meu muito obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Olá menino, uma pena você não ter se identificado, de qualquer forma,
    obrigado nos acessar.
    Achei muito interessante esse espírito empreendedor ainda tão jovem.
    Bom, não minha opinião, você deve antes de tudo estudar. Faça um bom ensino
    fundamental e logo a seguir, o ensino médio técnico, faça a opção para agropecuária ou agroecologia. Nesses dois cursos você irá aprender o manejo com pequenos, médios e grandes animais. Já é um bom começo
    para amadurecer e decidir realmente se essa é a sua meta.
    Com certeza ao longo do tempo e amadurecimento, visionará outros empreendimentos,e quem sabe, dar prosseguimento no ensino superior (Agrônomo, Veterinário ou Zootecnista) e ser um excelente profissional.
    Estudar, estudar e estudar, quando estiver cansado, estude mais e sempre.
    Esse é meu conselho.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  16. Oziel ribeiro ola doutor tambem estou cursando o curso tecnico em agropecuaria no intituto federal de educaçao ciencias e tecnologia campus catu. só tenho a lhe agradeçe pelo seu blog muito bom. muito obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo Oziel, obrigado pelo carinho e gostar do nosso blog. Mais devemos corrigir, minha formação técnica e de nível médio, não sou "doutor".
    Espero que continue acessando o blog. Após terminal a série Tração animal, será plantas medicinais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Olá, meu nome é Rafaela, sou zootecnista.
    Você se formou na Fagram, sou de lá....
    Gostaria de saber se você me autoriza a colocar uma foto sua castrando um leitão numa apostila que estou escrevendo? Peço que me responda pelo e-mail: faela.cr@gmail.com

    Desde já... Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. olá sou estudante de um colégio agrícola em Castro-Pr gostei muito do seu blog me ajudou muito em minhas aulas de produção animal.

    ResponderExcluir
  20. ola,boa noite meu nome e claudio ribeiro pinheiro sou formado em tec. agropecuaria formado na escola agricola de adamantina centro paulo souza me formei em 2003 e fui embora para mato grosso e estou no mesmo trabalho ate hoje estou bem, e desde 1 ano para cá nas minhas folgas aos domingos presto serviço comunitario para assentamento vizinho do meu trabalho e esse domingo vamos castrar uns animais fico feliz por ajudar atualmente estou morando em diamantino mato grosso ate

    ResponderExcluir
  21. Obrigado Claudio Ribeiro, por gostar do blog.
    Parabens por sua iniciativa em ajudar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Olá Rodrigo, que bom que gosttou do blog.
    Que bom que pudemos contribuir de alguma forma.
    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem , me chamo Paulo Henrique , queria saber , si quandu so desse um dos testiculos do suino, si ocore o risco de ele dar conta de enchertar a , Um dos meus aqui ocoreu o caso de so deser um , e o nao o aranquei ainda , Por favor se caso tiver geito de alguem entrar em contato com migo ,agradesso a atenção.Grato. Ps.01164636811

    ResponderExcluir
  24. Olá sou uma futura téc. Agropecuaria estou cursando o 3 ano do curso, no entanto nosso professor de Prod. Animal não quer nos encinar a castrar pois disse que isso é serviço para um veterinario não para um tecnico como nós! Gostaria de saber se isso é verdade pois gostaria muito de aprender mas o professor não quer encinar!!
    Obrigada e aproposito adorei o blog...
    meu email: na_talie.alencar@hotmail.com
    espero respostas!!

    ResponderExcluir
  25. Olá Natalie Alencar, obrigado por nos visitar.

    Cada instituição elabora um Projeto Pedagógico Profissional. Muito nos surpreendeu a sua duvida. O que você nos relata sobre a atitude do professor, não quero entrar no mérito. A Produção animal pode ser interdisciplinar, depedende da grade curricular da sua instituição. O manejo de médios animais é uma área disciplinar extensa, geralmente é ministrada por um professor especialista.
    Não há uma legislação especifica para tal manejo. O que você nos relata sobre castração em geral não é um procedimento simples, emboramente nas capacitações profissionais são descritos as atribuições e os limites de desempenho.
    Se sua escola incluiu a disciplinar Legislação, acredito que tenha incluído a Lei nº 5.524, de 5 NOV 1968, que "dispõe sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.", incluindo ai o Técico em Agropecuária.
    Cito por exemplo dois artigos da Lei:

    Art. 5º - Além das atribuições mencionadas neste Decreto, fica assegurado aos técnicos industriais de 2º grau o exercício de outras atribuições, desde que compatíveis com a sua formação curricular.

    Art. 10 - Nenhum profissional poderá desempenhar atividade além daquelas que lhe competem pelas características de seu currículo escolar, considerados, em cada caso, os conteúdos das disciplinas que contribuem para sua formação profissional.

    Na Instituição onde me formei foi incluído na grade curricular a disciplina Médios Animais e nos ensinamentos, todo o manejo de produção, inclusive castração escrotal que é um procedimento simples.
    Consulte o Coordenador do seu curso para tirar essas duvidas e não desclassifique seu professor sem este conhecimento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. gostei muito dessa enquete pude aprender muitoooooooooo...

    ResponderExcluir
  27. Um amigo meu comprou um porco de aproximadamente 450Kg e vai usar como reprodutor e na sequencia fazer a castração. Como é um animal é degrande porte e de difícil manejo que tipo de sedativo posso usar para poder manejar o animal?

    Antonio Hirt - Curitiba

    ResponderExcluir
  28. Nenhum!
    Procure um especialista veterinário, ele lhe dará as informações, ele irá lhe dar as devidas orientações e somente ele poderá fazer o procedimento cirurgico.

    ResponderExcluir
  29. Werbeson Romeu.
    To me formandp em Tecnico Agropecuária e adorei esta matéria
    ela mim audou bastante a aprofundar meus conhecimentos

    ResponderExcluir
  30. Gostei muito desse blog obrigado muito tambem sou aluno de uma escola efa aqui no piaui

    ResponderExcluir
  31. oi, meu nome é Joel Bush fino sou técnico médio em produção animal estou fazendo 2º ano de Zootecnia, gostei da matéria. Quero saber se pode-se fazer castração em suinos com 3 ou + semanas de idade.

    ResponderExcluir
  32. Olá Joel, obrigado por nos acessar.
    A castração é sempre dolorosa para os leitões e observa que o limite de idade de sete dias até ao qual os leitões podem ser castrados, em conformidade com algumas diretrizes. Mas isso não significa que os leitões recém-nascidos sintam menos dor que os leitões mais velhos.
    A castração não é efetuada por razões médicas, mas para impedir que a carne venha a desenvolver o chamado "odor sexual". Procure um profesor de sua instituição ele lhe dará mais detalhes.
    Abraços

    ResponderExcluir
  33. Olá meu nome eah Wesley, me formo no próximo ano em Técnico em agropecuária.O blog ta muito legal, interessante mesmo, consegui tirar umas dúvidas aqui.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde, Gostaria de saber se posso fazer uma aplicação local de anestesia para realizar este procedimento, pramin quanto menor a dor que meus leitões sentirem melhor. Se positivo gostaria de saber onde posso aplicar e qual comprar.
    Muito obrigado pelo ótimo Blog

    ResponderExcluir
  35. Mesmo com as explicações de procedimentos e as demais respostas anteriores publicadas, acho que você ainda não entendeu, mas isso é normal. Procure um Técnico em sua região e não compre produtos de usos veterinário sem a devida orientação e receituário. Abraços

    ResponderExcluir
  36. Olá João Felix, parabens pelo blog, seu Técnico em Agropecuaria, sobre a castração de suinos tenho experiencia, porém não consegui ainda dar uma solução para os que leitões, que tem so um, popular roncolho....se tem alguma solução?...Abrço!

    ResponderExcluir