English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified
By tecnicoemagropecuaria.blogspot.com

Procure no blog o assunto

Para pesquisar um assunto de seu interesse aqui no no blog, digite uma palavra chave na tarja branca acima e clique em pesquisar.

22 de setembro de 2010

Dia do Técnico Agropecuário, parabéns para todos


Em 1812, foi criado o primeiro Curso de Agricultura no Brasil (na Bahia). Inicialmente no jardim Botânico tendo o Professor Domingos Borges de Barros ministrado os estudos de botânica e agricultura no Curso de Filosofia.
Em 1877, cria-se a Primeira divisão de níveis educacionais, elementar (operários e regentes) superior (veterinários, agrônomos e engenheiros).
Em 1890, vem a Primeira grande reforma no ensino, promovida por Benjamin Constant.
Em 1909, o governo de Nilo Peçanha através do Decreto nº 7.566, de 23 de setembro de 1909 criou a rede nacional de formação de profissionais de nível técnico no Brasil.
Hoje, temos a Lei nº 11.940, de 2009, onde estabelece o dia 23 de setembro como Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico e declara o ano de 2009, como Ano da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA - ÁREA DE ATUAÇÃO
-  Em institutos e empresas de pesquisa e desenvolvimento: Prestar assistência técnica no desenvolvimento de projetos tecnológicos agropecuários;
-  Em empresas que prestam assessoria e acompanhamento agropecuário: Desenvolve programas de nutrição e manejo alimentar em projetos zootécnicos;
- Em empresas e indústrias que atuam no complexo agroindustrial: Adquirir, preparar, transformar, conservar e armazenar matéria-prima e produtos agroindustriais;
- No desenvolvimento de empreendimentos agrícolas próprios: Cultivar sistemas e plantios abertos ou protegidos, produzir mudas (viveiros) e sementes;
- Planejamento de ações referentes aos tratos das culturas: Planejar e acompanhar a colheita e a pós-colheita, elaborar projetos topográficos e de impacto ambiental, prestar assistência técnica e atuar na administração rural.

COMPETÊNCIA TÉCNICA
O Profissional em Agropecuária deverá desenvolver e aplicar, com senso de julgamento e ética, as habilidades, informações e conhecimento das condições locais e regionais, o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna, buscando uma exploração e gerenciamento dos recursos naturais de forma não impactante, com competências que venham a favorecer um permanente aprimoramento profissional e acompanhamento das mudanças freqüentes e desenvolvimento no cenário agrícola, com vistas à qualidade e a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

MERCADO DE TRABALHO
O técnico em agropecuária exerce atividades tanto na Zootecnia quanto na agricultura. Por isso, trata-se de um profissional altamente versátil. Após a formação e devidamente registrado nos CREAs, o profissional está qualificado para atuar nas seguintes áreas: Olericultura, Culturas Anuais, Culturas Perenes, Avicultura, Cunicultura, Caprinocultura, Apicultura, Suinocultura e Bovinocultura

Parabenizamos todos os colegas Técnicos Agropecuários, que com seu trabalho contribuem para a saúde da população e para o equilíbrio do meio ambiente.

7 comentários:

  1. João, tudo bom?
    Adorei o blog! Mas tenho uma pergunta... nesse post, vc diz que o profissional atua em areas como avicultura, cunicultura, etc... Vc sabe se o Tecnico em Agro, tbm pode atuar em Equinocultura (cavalos)?

    Ananda

    ResponderExcluir
  2. Olá Nanda Vivi, que bom que gostou do blog, obrigado pelo carinho.
    Sua resposta é sim! Alguns especialistas dizem que o segmento de equinocultura no Brasil gera mais de 640 mil empregos diretos e fatura anualmente R$ 7,5 bilhões de reais, e vão mais além, afirmam que esta atividade emprega mais que Indústria Automobilística e do Café. Dentre os profissionais envolvidos (atuando), está o Técnico em Agropecuária. Quando o cidadão ou cidadã (jovens e adultos) procuram uma instituição de ensino para cursar esta área, é certo que estarão envolvidos e aptos no campo da atuação, além da área agrícola, o manejo com pequenos, médios e grandes animais, e os equídeos (equíno, asinino e os muares) estão no contexto. Quanto a especialização de cada setor, depende do profissional formado, pois a “especialização” em cada setor , nada mais é do que uma complementação ou reforço no aprendizado, buscando atender a demanda do mercado de trabalho, de acordo com a região necessitada. Nesta área a qual você tem dúvidas (eqüinocultura), geralmente são procurado instituições que ministram exclusivamente o curso para a função de Gestor de Equinocultura.
    O profissional formado neste curso estará apto para gerir e coordenar qualquer tipo de estabelecimento eqüestre, como: Haras, Clubes Hípicos, Escolas de Equitação, independente de raça, da modalidade esportiva praticada ou de outra particularidade. O profissional neste curso, também adquire conhecimentos para gerir eventos equestres, sejam esportivos ou não, para montar estratégias de gestão que facilitem e valorizem o trabalho desenvolvido por outros profissionais, como: Veterinários, A grônomos e Zootecnistas.
    Espero ter respondido Nanda.

    ResponderExcluir
  3. João, mais uma vez, o blog está de parabens!
    E sim, vc respondeu minha pergunta! Muitissimo obrigada! Desculpe a demora da resposta!

    ResponderExcluir
  4. Augusto Rodrigues11 janeiro, 2011

    Joao, adorei o blog,estou pensando em fazer o curso de tecnico em agropecuaria e gostaria de saber como anda a aceitabilidade deste profissional no mercado de trabalho e se é bem valorizado?

    ResponderExcluir
  5. Olá Augusto, muito me envaidece seus elogios para o blog.
    Como bem a matéria descreve, o Técnico em Agropecuária tem que ser um profissional versátil e aplicado. Neste curso, a maioria dos formados são jovens e dão prosseguimento nos estudos superior, tais como: Zootecnia, Agronomia e Veterinária. Algumas instituições de ensino técnico, ministram seus cursos no sistema de módulos, então, cabe ao formado se especializar em áreas distintas de acordo com sua região e demanda ofertada, no entanto, é necessário sempre estar atualizado em todos os setores. Em nossas pesquisas e andanças, notamos que a região que mais oferta empregos é a Centro-Oeste e Sul. Nos grandes centros, este profissional está atuando muito na agroindustria. Quanto a valorização, muito depende da oferta, especialização e o domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna...
    Espero ter respondido.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o Blog,parabens,sou tecnica em agropecuaria e to querendo atuar na area d emeio ambiente,e com o blog tirei algumas duvidas.

    ResponderExcluir
  7. João é muito bom e gratificante saber que tecnicos são valorizados, o duro é a realidade, sou tec. trabalho numa loja de agropecuária na farmacia de animais de grande porte, meu desejo com certeza é trabalhar a campo mesmo, mais as pessoas não confiam em mulheres e esses dias o veterinário la da loja me falou bem assim -Você fez curso técnico!!! A mais não adianta nada não aprende nada. Nossa fiquei muito chateada, mais a vida é assim quem se exalta um dia cai do pedestal. Bom o importante é meus planos para o futuro, e parabéns seu blog é muito bom, fico honrada em saber que temos valor sim!!! Abraços Rebeca

    ResponderExcluir