Nasceu em 7 de janeiro de 1903 em Dieppe, porto marítimo da Normandia (França).
Filho de agricultores herdou o gosto pela terra. Graduou-se em bioquímica pela Escola Superior de Física e Química de Paris, em 1924, de onde saiu para o serviço militar na marinha francesa. Trabalhou numa indústria de borracha, assumindo o cargo de químico industrial de artefatos de borracha.
Depois de lutar na Segunda Guerra Mundial, casou com Marthe Rosine, em 1943.
Terminada a guerra, André Voisin se dedicou a pôr em ordem a fazenda da família, chamada Le Talou, de 130 hectares, propriedade da mãe dele, O sucesso de sua dedicação na propriedade, com o uso da rotação de pastagens, tornou o local um belo ponto de visitas de pecuaristas de vários locais da Europa.
Sua curiosidade de espírito e o desejo contínuo de aprender levaram André Voisin a ler muito. E assim, em forma simples, porém seguro de suas pesquisas, Voisin chegou às conclusões sobre rotação dos pastos e o uso racional de fertilizantes.
A partir de 1951 foi convidado a dar conferências em vários países, entre eles Alemanha, Canadá, EUA, Inglaterra e Irlanda. Em 1957 publicou sua primeira obra de interesse agrícola, chamada Produtividade do Pasto. A partir daí recebeu diversas honrarias internacionais e publicou muitos e importantes livros. Suas obras, escritas em francês, foram traduzidas em vários idiomas.
A Academia de Agricultura, em Bonn, na Alemanha, conferiu-lhe o Título Doutor Honoris Causa. Voisin foi o primeiro a receber esta honra, depois do celebre cientísta Louis Pasteur.
Poucos cientistas no mundo são distinguidos com a honraria da reedição de suas obras tanto tempo depois de sua morte e tanto tempo depois da data inicial de lançamento.
André Voisin, morreu em Cuba, em 1964, durante viagem para ministrar cursos na Universidade de Havana.
Desse eu sou fã de carterinha....
ResponderExcluir