Uma característica dos gansos selvagens é voar em formação "V", eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem sozinhos, trabalham como equipe. Quando estão no ápice do "V", o líder quando se cansa, retarda e passa para trás da formação e outro se adianta para assumir a ponta. Quando algum diminui a velocidade, os que vão atrás grasnam encorajando os que estão à frente.
Os Gansos têm uma considerável diversidade taxonômica. Todos os autores são categóricos ao descreverem em seus estudos a origem dessa espécie. É certo que a domesticação seja muita antiga, é fato também, que sejam conhecidos em tempos remotos e sua ocorrência descrevem da época em que os povos arianos viviam na Europa ou na Ásia e já eram conhecidos dos antigos egípcios (3.500 a.c), dos Gregos e Romanos (1.000 a.c).
Das espécies domésticas, segundo Julio Seabra e outros, incluem-se varias raças em diferentes partes do globo, muitas dos quais recebem nomes vulgares, tais como: Toulouse, Poitou, Embdem, Danúbio, Catalunha ou de Gambia, desses resultaram diversas variedades locais ou regionais. As raças consideradas econômicas e as mais criadas, são as de Toulouse, de Embden, a africana e a chinesa. Quanto às raças ornamentais, destacam-se os gansos do Egito, do Canadá ou Gravata e o Frisado.
Conheça sua origem e aspécie, disponivel em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário