Pedimos desculpas aos nossos seguidores e leitores desse blog, pois desde a segunda quinzena de outubro não publicamos. Não se esgotaram os assuntos! Muito pelo contrário, devido aos inúmeros e-mails solicitando continuação e para outros assuntos, mas, que carecem de pesquisas e autorização de algumas fontes, resolvemos nos organizar e fazer um cronograma dos assuntos e depois dar seguimento nas postagens, mesmo porque, o nosso público se diversificou, antes eram apenas estudantes de ensino médio e técnico das áreas de agropecuária, agroecologia, meio ambiente e atualmente detectamos através dos comentários e e-mails enviados: professores, alunos de outras áreas (inclusive de curso superior: agronomia, zootecnia e veterinária) e outros que não citaram a formação.
Alguns assuntos foram motivos de polemicas e contestações, como no caso de “Novas Andanças: Tração Animal”, onde falamos dos municípios de Queimados e Nova Iguaçu e no entanto, deixamos por derradeiro, falar sobre os equídeos da Ilha de Paquetá, pois a Cidade do Rio de Janeiro tem lei especifica (Lei nº 3.350 de 28/12/2001) para disciplinar a circulação no âmbito do município os veículos de tração animal. A Ilha de Paquetá tem essa atividade para fins turísticos e as irregularidades de manejo são puramente por falta de fiscalização. Nossa “curiosidade” foi apenas com a alimentação dos animais, diante da pequena extensão da ilha e queríamos saber da existência, de alguma forma, área de descanso e pastejo, mesmo porque, a ilha tem o seu patrulhamento por policiais montados a cavalos e diante da repecursão dos assuntos dos outros municípios citados resolvemos retornar a ilha para mais pesquisa e incluir também os animais que trabalham no patrulhamento e isso precisa de autorização oficial.
Quanto aos outros assuntos pendentes, tais como: ervas medicinais, acidentes com máquinas agrícolas, também está na fase de publicar e são assuntos que colocaremos em outra página do blog, tendo em vista, a complexidade e o grande conteúdo, no qual incluiremos relatos de entrevistados que abordarão os assuntos.
Nesse cronograma dos assuntos, estará uma novidade. Uma vez por mês publicaremos uma postagem com homenagem de importantes e ilustres personalidades, que se destacaram e se destacam em agroecologia; biologia; manejo e nutrição animal, exemplos: Francisco Freire Allemão de Cysneiros, Ana Primavesi, André Voisin e Nelson Papavero, em fotos abaixo: